Alucinações textuais
Se a paciência for uma virtude e você, um virtuose, leia o que se segue.
Professor: Moisés agiu sob efeito de alucinógenos
O profeta Moisés estava sob efeito de poderosos alucinógenos quando desceu o Monte Sinai e apresentou ao povo judeu os Dez Mandamentos, afirma Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Em um artigo provocador publicado esta semana pelo Time and Mind, um jornal dedicado à filosofia, Shanon considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.
"Em relação a Moisés no Monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou, e isso é muito provável, de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos", afirmou o professor à rádio pública israelense.
"Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa", acrescentou.
-------------------------------------------------------
Olha, pouco me importa o que cada um crê, segue ou até vê. Num Estado democrático e de direito todo o mundo é livre para acreditar no Papai Noel – até -, desde que respeitando os códigos vigentes.
Só não me venha querer falar besteira fundamentada que daí eu avacalho.
Esse cara tem seus estudos baseados em uma outra coisa. O mais provável é que sejam num LP do Bob Marley.